Altenburg - Bem dormir Bem viver
7
julho

Vai uma sopinha aí?

Qual é o prato que melhor combina com as noites geladas do inverno? Sim! Sopa!

Democráticas, em versões para agradar todos os paladares e extremamente saborosas, as sopas ainda podem compor a dieta para afinar a silhueta e são fáceis de fazer.

São campeãs no quesito “culinária afetiva” ou “confort food” porque trazem sempre uma referência familiar e por isso, bastam poucas colheradas para que a gente sinta aconchego e segurança.

Um bom programa para as noites dessa estação pode ser conhecer os Festivais de Caldos e Sopas promovidos em todo o Brasil, ou fazer uma imersão pela cultura chinesa e visitar os restaurantes especializados em lámen, no bairro da Liberdade em São Paulo. Para quem prefere o conforto de casa, a sugestão é se aventurar pelas receitas que selecionamos!

 

 Sopa de Mandioquinha com carne seca:

 1 kg de mandioquinha em pedaços;

Sal e pimenta a gosto;

200ml de leite de coco;

1 caldo de legumes;

2 col. de sopa de manteiga;

1  cebola picada;

500g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada;

1 lata de creme de leite;

cebolinha para polvilhar

Modo de Preparo: Cozinhe a mandioquinha com sal, até que ela amacie. Deixe amornar e bata metade no liquidificador, com a água do cozimento, o leite de coco e o caldo de legumes, por 2 minutos. Reserve. Aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, frite a cebola até murchar. ReFogue a carne por 3 minutos. Despeje na panela, a mandioquinha batida e a parte sem bater e cozinhe até ferver. Misture o creme de leite, sal, pimenta e desligue. Você pode servir com carne desfiada e pão.

Sopa de Cebola Gratinada

2 colheres (sopa) de azeite;

2 colheres (sopa) de manteiga;

4 cebolas em fatias;

1 pacote de pó para creme de cebola (68g);

1 litro de água;

1 colher (sopa) de maizena;

1 xícara (chá) de leite;

Sal, noz-moscada ralada e cebolinha picada a gosto;

Queijo parmesão ralado para polvilhar.

Modo de Preparo: Leve uma panela ao fogo médio com o azeite e a manteiga e refogue as cebolas por cerca de 5 minutos ou até murchar. Junte o  creme de cebola dissolvido na água e cozinhe por mais 5 minutos. Adicione a maizena dissolvida no leite, sal, noz-moscada e cozinhe até engrossar, mexendo sempre pra ficar homogêneo e não encaroçar. Polvilhe com parmesão por cima e leve ao forno alto, preaquecido, por 5 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva polvilhado com cebolinha.

Lamen do chef 

30g de kamaboko (iguaria japonesa semelhante ao kani);

25g de Shimeji Batayake;

25g de cebolinha picada;

60g de lombo de porco;

180g de macarrão de lámen cozido;

250ml de caldo para lámen.

Modo de Preparo: Cortar ¾ fatias do Kamaboko e aquecer no microondas por 30 segundos. Aquecer o Shimeji Batayake no micro-ondas por 1 minuto. Aquecer o kit de lombo de porco por 30s no microondas. Aquecer o macarrão de lámen já cozido por 30 segundos no micro-ondas. Por último, aquecer o caldo no microondas por 2 minutos.

Montagem: Colocar no bowl as 180g de macarrão de lámen formando uma cama. Sobre o macarrão colocar o kamaboko, o lombo de porco, o shimeji e a cebolinha picada. Por último, cobrir delicadamente todo o prato com o caldo bem quente. Você ainda pode adicionar ovos cozidos e finalizar com gergelin.

Fotos: Reprodução 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Ultra Wave: mil efeitos, nenhuma costura
Minimalismo: uma tendência na decoração
Sua sala de cara nova
Como lembrar de trocar o travesseiro
1234