Altenburg - Bem dormir Bem viver
21
julho

Exercícios Físicos para o Inverno

Acordar cedo para ir à academia costuma ser um desafio ainda mais difícil de ser encarado nos dias frios. Abandonar a cama quentinha e sair para correr, caminhar ou cumprir o treino de musculação exige disciplina e nessa estação, principalmente, boa vontade!

Embora compreensível, a preguiça não pode determinar a sua rotina.  De acordo com a professora de Gravity Pilates, Sammia Smirna, de São Paulo, nesse período, nosso corpo fica mais tenso, numa tentativa de reprimir o frio. Com a musculatura “encurtada”, os nervos perdem a sustentação e passam a ficar mais ‘expostos’, provocando dores e aumentando o risco de lesões, mesmo enquanto estamos executando tarefas do dia a dia. Portanto, por mais difícil que seja, manter o condicionamento físico durante a temporada é fundamental para garantir a saúde das articulações e manter a flexibilidade.

Outro benefício que a prática de exercícios físicos traz nessa fase é que o frio estimula o organismo a queimar mais calorias, para manter a temperatura corporal. Que tal aproveitar esse ‘empurrãozinho’ para finalmente perder aqueles quilinhos a mais?

Mas antes de iniciar qualquer atividade nesse clima, é preciso ter alguns cuidados específicos, veja:

– Não deixe de beber água! Como sentimos menos sede, não conseguimos perceber nosso estado hídrico. Especialistas recomendam hidratação antes mesmo do início do treino.

– A alimentação deve ser rica em carboidratos, para fornecer energia durante a prática de exercícios.

– Mesmo que no decorrer do treino, você vá sentir calor, o ideal é se agasalhar até que o corpo se aqueça, para evitar o risco de hipotermia!

– Fazer alongamento antes exercitar os músculos, fazer caminhadas ou correr na esteira é a melhor estratégia para evitar lesões. Embora essa tática seja recomendada sempre, no inverno é necessário dar ainda mais atenção a isso.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Ultra Wave: mil efeitos, nenhuma costura
Minimalismo: uma tendência na decoração
Sua sala de cara nova
Como lembrar de trocar o travesseiro
1234