Altenburg - Bem dormir Bem viver
24
julho

Chimarrão para esse friozão!

Foi notícia no Brasil inteiro, a despencada nos termômetros na última semana. Até onde nem frio costuma fazer, teve geada! E mesmo sem tradição em neve, o país está presenciando esse fenômeno com uma frequência cada vez maior.

Dá-lhe gorro, cachecol, casacos pesados e botas para driblar esse frio para o qual não estamos acostumados. E se ainda assim, todo esse arsenal não for suficiente, tem uma tática: chimarrão!

A bebida típica do sul do América do Sul não é só um hábito entre os que vivem na região, mas tem conquistado outras partes do país, principalmente o público jovem que não se acanha nem um pouquinho em sair por aí, munido de cuia, erva mate, bomba e térmica.

E falando em erva mate, saiba que ela traz muitos benefícios à saúde, viu? O mate atua como antioxidante, diurético, tem ação laxante, estimulante e até afrodisíaca! A erva auxilia no emagrecimento, combate o mal colesterol e aumenta o bom, diminui a taxa de glicose no sangue, sacia a fome, estimula a função cerebral, melhora a circulação sanguínea e facilita a digestão.

Existem cerca de 36 formas de preparar a bebida, mas algumas dicas são comuns a todas as modalidades. A temperatura da água deve ser de 70Cº e a erva deve ser escolhida pela data de fabricação e não pela validade. A melhor bomba é a de aço inoxidável. E o principal conselho é: jamais adoce o chimarrão!

Nós aprendemos uma maneira de preparar a bebida em 11 segundos e queremos compartilhar. É da Escola do Chimarrão. Será que dá certo?

1- Coloque uma colher de  sopa da erva mate no fundo da cuia;

2- Despeje um pouco de água no fundo da cuia (dependendo do tamanho da cuia, pode ser até um copo americano;

3- Complete a cuia com a erva;

4-Com a bomba, abra um espaço sobre a erva, na lateral da cuia, e insira a bomba até o encontro com a água. Não precisa tampar o bocal da bomba.

A bebida pode ser ingerida diariamente e várias vezes por dia.  Preparar o chimarrão e apreciá-lo é um ritual que fica ainda mais agradável quando feito com amigos e nesse frio é um belo pretexto para reunir toda a turma, não acha?

Fotos: Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Ultra Wave: mil efeitos, nenhuma costura
Minimalismo: uma tendência na decoração
Sua sala de cara nova
Como lembrar de trocar o travesseiro
1234