Altenburg - Bem dormir Bem viver
9
agosto

Você tem dores de cabeça? Pode ser bruxismo!

A reclamação é comum. Acordar e sentir dores na face, na cabeça e no pescoço. Quantas pessoas você conhece que frequentemente relatam esse problema, logo ao despertarem?

Geralmente, essa queixa está associada ao travesseiro inadequado à posição de dormir ou ao tipo físico de cada um, mas fique atento. Se as dores não diminuírem mesmo com a troca do travesseiro, a causa pode ser outra: bruxismo.

Dentes encurtados, lascados ou quebrados são características de quem tem bruxismo. O problema pode impedir que a pessoa abra a boca totalmente e ocasionar dores diariamente.

O bruxismo é um ranger ou apertar de dentes que pode acontecer durante o dia, ou mais comumente, durante o sono. Essa movimentação dos dentes pode ser tão forte, que chega até a acordar quem estiver dormindo ao lado. O resultado desse ‘mal hábito’ é o achatamento dos dentes, desgaste do esmalte, aumento da sensibilidade dentária, dores na mandíbula, na cabeça, no ouvido, e recuos de língua.

Salvo os casos de alinhamento anormal dos dentes, podemos chegar a esse quadro, também, pelo estresse, ansiedade, frustração e raiva. Problemas como apneia do sono e alguns medicamentos psiquiátricos, como os antidepressivos, também podem ocasionar esse mal.

Entre as indicações dos dentistas, a prótese auxilia a diminuir a dor, já que diminui o impacto da mordedura. 

Já na infância, o bruxismo pode aparecer, porém, esse desconforto normalmente desaparece na adolescência. Na vida adulta, para evitar esse problema, o ideal é relaxar antes de ir pra cama. Vale mergulhar naquela leitura gostosa, ouvir músicas suaves ou tomar um banho morno, por exemplo.

E se esses sintomas surgirem, procure um médico ou um dentista, que poderão dar a orientação correta para o seu Bem Dormir, Bem Viver!

Fazem parte do tratamento, essas dicas: mantenha a boca relaxada e desencoste os dentes; evite bebidas estimulantes próximo à hora de dormir, pois isso agrava a ansiedade que faz ranger os dentes; evite mascar chicletes e objetos.

Fotos: Reprodução

Page with Comments

  1. Eu tenho bruxismo e a cada dia tá ficando pior eu não rango os dentes..
    O meu e APERTAR enquanto durmo.
    Agora me pego fazendo durante o dia chega doi os maxsilares….eu uso prótese superior..
    As vezes chego choro….desesperada..
    Moro no ESPÍRITO SANTO….
    Será que tem promocional que faz essa prótese transparente..
    Obrigada

  2. Helena, imaginamos o desconforto pelo qual deve passar e cremos que esse é um problema que deva ocorrer com muitas pessoas. A ideia do post foi alertar a população que ainda não tem um diagnóstico, estimulando a procurar ajuda médica. Existe a Unifesp , em São Paulo, que pode lhe ajudar com o problema, mas você precisaria realmente pesquisar e entrar em contato com a entidade. Boa sorte e melhoras!

  3. Oi Andrea! Agradecemos o elogio e ficamos felizes que tenha gostado do post. Continue nos acompanhando viu? Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quatro dicas para cuidar bem do seu travesseiro
Problemas para dormir no verão? Três ajustes simples podem ajudar
Vai casar em 2018? Confira dicas para fazer a lista de presentes
Como deixar a sua toalha bem cuidada na praia ou piscina
1234