Altenburg - Bem dormir Bem viver
25
outubro

Soluções naturais

Dia da faxina. Lá vai você, pegar vassoura, rodo, panos de chão, de vidro, aqueles específicos para tirar o pó e lustrar os móveis, além de um arsenal imenso de produtos de limpeza.

A cada frasco aberto, um festival de aromas fortes e a promessa de remoção total de sujeiras, manchas e maus odores. Quem é alérgico, logo começa a espirrar dada a intensidade das fragrâncias dos tais produtos. Já os perfeccionistas , ao terminar todo o serviço, correm o sério risco de se perguntar: será que tudo isso funciona mesmo? Até quando esse espaço estará realmente livre das mais potentes bactérias e dos temidos ácaros? Adianta gastar tanto com esses produtos de limpeza?

Nesse ponto, o nosso blog responde: Dá para ficar mais satisfeito com a faxina, sim! Usando produtos caseiros, sem impactar tanto o ambiente e sem precisar gastar uma fortuna com produtos. Ao invés das fórmulas mais mirabolantes, o segredo está na simplicidade do vinagre, do bicabornato de sódio, do suco de limão, entre outros itens que você nem imaginava que eram tão versáteis.

Veja só quanto material bacana para higienizar a sua casa, que você guarda no armário da cozinha:

Vinagre Branco

Funciona como um potente desinfetante e desengordurante. Prefira os de álcool e maçã, ok? O produto é especialmente indicado como:

  • Antimofo em armários – elimine o cheiro de mofo do interior dos armários, umedecendo um pano numa mistura com 3l de água quente e 2 col. de sopa de vinagre.
  • Desengordurante para o fogão – pingue o vinagre sobre a gordura do fogão e deixe agir por um minuto e limpe.
  • Removedor de manchas – passe o vinagre com a ajuda de uma escova de dentes no rejunte dos azulejos e deixe agir por duas horas, antes de enxaguar.
  • Amaciante – despeje 1/2 copo de vinagre dentro da máquina de lavar, no último enxágue.

 

Ah! Dá para limpar os vidros com uma mistura de 250ml de água com 2 col. de sopa de vinagre. Use um pano para aplicar esse limpador sobre o vidro e dê brilho com um pano seco.

Bicabornato de Sódio

É bactericida e uma excelente alternativa para os produtos de limpeza abrasivos. Use essa estratégia para:

  • Desentupir ralos – misture bem 1 xíc. (chá) de sal, 1 xíc. (chá) de bicarbonato e 1l de água quente e jogue a mistura no ralo.
  • Eliminar odores nos tapetes – polvilhe bicarbonato de sódio sobre o tapete, deixe agir por 10 minutos e retire tudo com um aspirador de pó. Não varra, ok? Essa tática é perfeita para quem tem animais em casa.
  • Desinfetar a geladeira – após a limpeza do interior da geladeira, passe um pano úmido com bicarbonato nas prateleiras e nas paredes do equipamento.

Suco de Limão

Limette

Ajuda a dissolver o limo e até manchas de ferrugem.

  • Desengordurante – após lavar a louça, elimine o resíduo de gordura com um pano embebido em mistura de 1/4 de xícara de chá de suco de limão com água.
  • Removedor de ferrugem de grelhas e forno – use esponja com suco de limão e esfregue sobre a superfície.
  • Home Spray – para dar aquele cheirinho de limpeza ao ambiente, faça uma mistura de suco de limão com ervas de sua preferência, coe e despeje dentro de um borrifador.

O limão também é um excelente recurso para limpar os metais do banheiro, como torneiras e chuveiros, por exemplo.

Fotos: Reprodução

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Ultra Wave: mil efeitos, nenhuma costura
Minimalismo: uma tendência na decoração
Sua sala de cara nova
Como lembrar de trocar o travesseiro
1234