História

Em 1922, Johanna Altenburg começou a produzir acolchoados manualmente para garantir o sustento da família. Das mãos de uma mãe batalhadora e do seu empreendedorismo nasceu o primeiro produto da Altenburg. A empresa, anos mais tarde, passou às mãos de Arno e Anna Altenburg. Hoje, o neto Rui Altenburg ensina os caminhos traçados por Johanna aos seus filhos que fazem da Altenburg uma das maiores indústrias têxteis do País.


A Altenburg é, hoje, a maior produtora de travesseiros do Brasil. Atingiu uma média de faturamento mensal na casa dos 30 milhões. Todos os meses, mais de 1,2 milhões de produtos Altenburg são comercializados e chegam à casa dos brasileiros e de toda a América Latina.


A companhia, com 100 anos de tradição e inovação, está entre as marcas líderes nacionais, com foco em design, tecnologia, conforto e qualidade.


Atualmente a Altenburg gera 1,7 mil empregos diretos e está em mais de 7 mil pontos de venda em todos os estados brasileiros, além de países da América Latina. Conta com duas unidades fabris em Blumenau, polo têxtil de Santa Catarina, uma em Sergipe, importante Estado da região Nordeste, uma em São Roque (SP) e outra no Paraguai. Comercializa seus produtos também em 13 lojas próprias e no e-commerce www.altenburg.com.br.


Propósito

Ampliar o bem-estar na vida das pessoas, associando saúde e beleza a práticas cada vez mais sustentáveis.

Visão

Ser a maior referência do Brasil em bem-estar da casa.

Missão

Gerar bem-estar às pessoas, com beleza, conforto e qualidade, surpreendendo clientes e consumidores.

Valores

Olhar para o outro | Cultivar a boa reputação | Estimular a criatividade


Responsabilidade Social e Comunidade

A empresa participa da vida econômica, cultural e social das comunidades em que atua. Além de empregadora e geradora de recursos fiscais para esses municípios, a Altenburg preza por uma relação próxima com os cidadãos locais, atuando em Fóruns e conselhos setoriais e regionais.

Relacionamento

Colaboradores: a gestão de pessoas tem parte importante nos programas e ações com atenção ao desenvolvimento profissional do colaborador e ao estabelecimento de políticas claras e abrangentes.


Os colaboradores com 1, 3, 5, 10, 15, 20, 25, 30 anos de empresa são homenageados mensalmente, recebendo um presente da empresa e os cumprimentos de sua liderança e colegas de trabalho.


Os indicadores de saúde e segurança do trabalhador são parte do compromisso de metas de sustentabilidade da Altenburg, descritos em sua Política de Gestão de Pessoas. Além disso, os dependentes dos colaboradores também são envolvidos em diversas ações e benefícios, desde cuidados com a saúde (psicoterapia e fisioterapia) até a participação em campanhas de voluntariado da empresa em prol de instituições sociais da comunidade.


Comunidade: a empresa participa da vida econômica, cultural e social das comunidades em que atua. Além de empregadora e geradora de recursos fiscais para esses municípios, a Altenburg preza por uma relação próxima com os cidadãos locais, atuando em Fóruns e conselhos setoriais e regionais.


Em seu Código de Ética, estabelece os princípios para atuar no cenário político, com apoio a candidatos e partidos.


Inovação e tecnologia são alguns dos pilares fundamentais da atuação da Altenburg, sendo responsáveis pelo grande diferencial de seus produtos. Também estão fortemente presentes nos compromissos com clientes e meio ambiente.


Clientes: a Política e Manual de Qualidade, bem como o Código de Ética da empresa, compõem um conjunto de procedimentos e compromissos para atender com excelência seus clientes.


Meio ambiente: a Altenburg possui um forte compromisso com a sustentabilidade, destacando-se a atenção com o uso de materiais recicláveis em produtos e com o uso responsável de recursos naturais.